O jovem atleta Erik Marlon Oliveira de Souza, de 22 anos, será homenageado com o prêmio de Melhor Atleta Masculino com Deficiência da Federação de Karatê-DÔ Tradicional do Ceará, durante a I Etapa do Prêmio Esporte Ceará – Destaques do Ano das Federações, realizada nesta terça-feira – 16 de dezembro, na Arena do Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.
A trajetória do atleta é marcada pela superação, disciplina e conquistas expressivas. Neurodivergente, com má formação nos pés e dificuldades na fala, ele começou a treinar karatê aos 12 anos e, desde então, tem se destacado no esporte com resultados que ultrapassam fronteiras. Faixa preta 1º Dan, é multicampeão estadual e nacional, e conquistou o título de campeão mundial em 2024, em Portugal, competindo na categoria PCD (Pessoas com Deficiência).
Filiado a entidades como a AKM, FKTC, ITKF e CBKT, Erik Marlon é hoje um exemplo da força do esporte inclusivo e do impacto que projetos de incentivo e formação, como os realizados na AABB Fortaleza, podem gerar na vida de atletas com deficiência. “O Erik Marlon é muito esforçado nos treinamentos, aprendeu a maioria dos Kata do Karatê-Do Tradicional”, revela seu treinador, o professor Erivan Maciel.
Brilhando no Prêmio Esporte Ceará
A cerimônia contará com a presença de autoridades como o Secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, e o Reitor do IFCE, Wally Menezes. O evento integra o Progesp-CE (Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense), que reconhece os destaques esportivos de cada federação participante.
O reconhecimento de Erik Marlon ilustra muito o compromisso da AABB Fortaleza com a inclusão, o desenvolvimento esportivo e a valorização de talentos que inspiram, dentro e fora dos tatames. Uma história que mostra que, com dedicação, o esporte transforma vidas.