Desde o ano passado, a AABB Fortaleza passou a investir em tecnologias renováveis. São muitas vantagens já conhecidas, como é o caso da energia solar. É mais econômica, reduz as emissões de gases que causam o efeito estufa, é uma fonte inesgotável, precisa-se de mínima manutenção, dentre tantos outros diferenciais. Diante de tantos benefícios, desde o ano passado, a AABB Fortaleza começou a investir nesta tecnologia.
Em 2018, o clube iniciou o planejamento para o que será um dos seus maiores investimentos em sustentabilidade ambiental e financeira. O primeiro passo para isso foi escolher uma boa empresa, um sistema que melhor se adequasse às necessidades do nosso clube e, claro, o melhor custo-benefício. Após estes primeiros passos, em janeiro deste ano, iniciamos as instalações de 384 painéis solares fotovoltaico de tecnologia canadense.
Túlio Vasconcelos, especialista em energias renováveis e diretor técnico da Nordeste Soluções, empresa responsável pelos serviços, explica sobre os módulos fotovoltaicos instalados no clube. “O modelo utilizado aqui é o último lançado pelos fabricantes. É o mais avançado do mundo, com maior capacidade de produção”.
Para o presidente da AABB Fortaleza, Vandemberg Morais, todo cuidado foi mantido para que o clube tivesse o máximo de vantagens e benefícios. “Podemos listar vários, como: a autoprodução de energia através de fontes renováveis sem emissão de CO2; a tarifa de energia produzida gera um ótimo custo-benefício; o equipamento não emite ruídos; teremos a valorização do nosso imóvel; é de fácil limpeza, necessitando somente água limpa, sem uso de produtos químicos para
retirada da poeira. Além disso, os painéis solares têm garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação”, afirma o presidente.
Os painéis ocuparam na AABB Fortaleza, 768m2 de espaço físico para instalação. Juntos, eles têm a potência de 142,08Kw, produzindo 19.200 kwh por mês, o suficiente para abastecer cerca de 240 casas populares. Após intensa negociação aberta pela diretoria do clube, o valor final do investimento ficou orçado em R$ 542.580,12. “O investimento tem o retorno financeiro estimado em 38 meses e vida útil prevista de 25 anos em alta produção, o que torna a compra muito vantajosa, sustentável e inteligente”, conta Milson Lima, vice-presidente financeiro da AABB Fortaleza.
Dentre os benefícios, Kleber Paz, diretor de patrimônio da AABB Fortaleza, destaca que a tecnologia das placas que adquirimos é a mesma usada na Europa. Além disso, “o equipamento tem seguro para cobertura do sistema solar por 12 meses, mais engenharia de montagem, responsabilidade civil, danos elétricos, roubo ou furto, vendaval, granizo, raio, incêndio ou explosões. Escolhemos o que há de melhor no mercado”, defende Paz.
Veja o vídeo aéreo aqui.
Fonte: Comunicação AABB Fortaleza